blog da marta cruz

segunda-feira, novembro 06, 2006

ESC 7

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia a Distancia: anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluna: Marta Cruz
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Professor: Lúcia Helena MArques Carrasco
Unidade: 5
Atividade: 07
Data: 06/11/2006
Marx e Engels l

Quem são estes seres humanos – Marx e Engels?
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier (Prússia renana). A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim; aí estudou direito e, sobretudo história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram, então, as concepções de Marx as de um idealista hegeliano.
Em 1843, Marx casou-se, em Kreuznach, com Jenny von Westphalen. A sua mulher pertencia a uma família nobre e reacionária da Prússia.

Engels nasceu em 1820 em Barmen, na Província renana do reino da Prússia. O pai era um fabricante. Em 1838, Engels teve de abandonar por motivos familiares os estudos no liceu e de entrar como empregado numa casa de comércio de Bremen. Este trabalho no negócio não o impediu de completar a sua instrução científica e política. Foi desde o liceu que ele ganhou ódio ao absolutismo e à arbitrariedade da burocracia. Os seus estudos de filosofia levaram-no ainda mais longe. Predominava então na filosofia alemã a doutrina de Hegel, e Engels tornou-se seu discípulo. Embora Hegel fosse, por seu lado, um admirador do Estado prussiano absolutista, ao serviço do qual se encontrava na qualidade de professor na Universidade de Berlim, a sua doutrina era revolucionária.

Retomando a ideia hegeliana de um processo perpétuo de desenvolvimento, Marx e Engels rejeitaram a sua preconcebida concepção idealista; analisando a vida real, viam que não é o desenvolvimento do espírito que explica o da natureza, mas que, pelo contrário, é necessário explicar o espírito a partir da natureza, da matéria... Contrariamente a Hegel e outros hegelianos, Marx e Engels eram materialistas.

Passando a residir na Bélgica, Karl e Engels passam a aprofundar ainda mais seus estudos, com o apoio terno de Jenny. Em janeiro de 1848, Marx e Engels redigem o famoso e ainda altamente atual - em sua visão crítica do capitalismo - Manifesto Comunista, a pedido dos membros da "Liga Comunista" de Bruxelas. Com os movimentos sociais de 1848 na França, Marx volta a Colônia, na Alemanhã, onde tentar novamente o jornalismo. Posteriormente, depois de lhe ser negada permanência em Paris, Marx vai para Londres, em 1849, onde permancerá até sua morte.

Em que contexto históricos vivem?
No período em que Marx e Engels viveram, a industria, acompanhada das guerras e revoluções políticas em toda a Europa, estava em ascensão destruindo as velhas relações arrendatárias feudais e deixando uma enorme camada de camponeses sem terra, que se viram obrigados a procurar sustento na porta das fábricas, constituindo permanentemente um novo tipo de trabalhador, uma nova classe social, o operariado. Os operários se tornaram a única critica social forte, as industrias eram objetivamente a vida social, senão a própria pátria. No processo de contradição (concentração numérica, miséria, organização) que vinham os trabalhadores a burguesia estaria arruinada, com suas humildes baionetas, mas eis que se constrói a contradição, a burguesia resiste e se molda no poder.

Em Setembro de 1844, Friedrich Engels esteve em Paris por uns dias, e desde então tornou-se o amigo mais íntimo de Marx. Ambos tomaram uma parte muito ativa na vida agitada da época dos grupos revolucionários de Paris (especial importância assumia então a doutrina de Proudhon 10, que Marx submeteu a uma crítica impiedosa na sua obra Miséria da Filosofia, publicada em 1847) e, numa árdua luta contra as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês, elaboraram a teoria e a tática do socialismo proletário revolucionário ou comunismo (marxismo). Em 1845, a pedido do governo prussiano, Marx foi expulso de Paris como revolucionário perigoso.

O que eles debatem ?
O grande debate de Weber com as idéias de Marx é caracterizado por certa ambigüidade. De um lado, foi Weber o único professor universitário alemão de sua época que defendeu o marxismo. Por outro lado, sua teoria, que atribui ao espírito religioso do calvinismo a primazia na formação da mentalidade econômica do capitalismo, é rigorosamente antimaterialista. Também insiste Weber no fato de que a ação individual é a unidade analítica a ser tomada como elemento essencial para a reflexão sociológica. Tal ponto de partida o expôs ao perigo de um subjetivismo radical, comum na tradição utilitarista; Weber soube, porém, evita-lo, propondo que o significado de tal ação deveria ser compreendido e interpretado no contexto histórico em que se verificava.
Rejeitou de modo claro uma orientação unilateralmente historicista que não fornecesse padrão sistemático para uma análise científica. Para ele, o comportamento individual verificável constituía-se na ação social, objeto de estudo da sociologia e da história. A característica fundamental da ação social, para essas ciências, seria a da orientação por um significado mentalizado pelo agente, que refere o sujeito ao contexto onde atua no tempo e no espaço. O debate a respeito da posição teórica de Weber ainda continua, apontando-lhe influências kantianas, racionalistas, nominalistas e outras. Mas é indubitável a originalidade do pensamento weberiano.

Que outros pontos você acha importante destacar a partir das leituras efetuadas?
Lendo alguns artigos sobre a influência das teorias de Marxs na educação observei que é feita uma relação direta com a queda do Socialismo Real (URSS e Europa Oriental), após a redemocratização de 1985, com as ciências humanas causando um certo desânimo nos professores, pois o materialismo está em crise refletindo diretamente na prática docente.

1 Comments:

At 9:26 AM, Blogger Fátima Westeuser said...

Olá Marta, fizestes um bom trabalho, respodendo a todas as questões de forma completa. Além disso, complementastes teu trabalho com uma observação que fizestes a partir de tuas leituras, o que enriquece o trabalho.
Para as próximas atividades sugiro que te coloques mais nos textos, podendo trazer questões relativas à tua prática que consideres relevantes para o tema em questão.
Um abraço.

 

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