blogs
Universidade Federal do Rio grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia à distãncia: anos iniciais do ensino fundamental(PEAD)
Aluna: Marta Cruz
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Tecnologia da educação
Professor: Patricia Alejandra Behar
Atividade: Semana 2 – Blogs
Data: 16/10/2006
Faculdade de Educação
Pedagogia à distãncia: anos iniciais do ensino fundamental(PEAD)
Aluna: Marta Cruz
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Tecnologia da educação
Professor: Patricia Alejandra Behar
Atividade: Semana 2 – Blogs
Data: 16/10/2006
1) http://bloginfoedu.zip.net/
Nome: Informática Educativa.
Objetivo: desenvolve no aluno o interesse pelo uso das ferramentas educacionais estimulando a construção do conhecimento através dos sites com textos pedagógicos, além de dicas para elaboração de blogs educacionais coletivos, contém projetos como: Geografia com o objetivo de estimular no aluno o interesse pela produção e interação com outros colegas. Paz e solidariedade: onde a tecnologia serve de apoio a produção e expressão dos alunos. Oficinas de Blogs pedagógicos: produção de alunos de uma escola de Porto Alegre, com todas as séries, inclusive séries iniciais do ensino fundamental.
2) http://vamosblogarbr.blogspot.com/
Objetivo: Conhecimento compartilhado sobre tecnologias educacionais informatizadas, blog colaborativo para divulgação e reflexõe, projetos que incluem e estimulam o uso da tecnologia na educação. Também possui endereços de sites educacionais, bem como projetos: Zaptlogs e Interdisciplinar, além de outros blogs, propiciando um ambiente para a aprendizagem cooperativa.
Para Vigotky (1988), os processos psicológicos superiores, tais como a representação simbólica, são processos de natureza dialógica, cuja construção se dá através do jogo de relações semánticas propriciado pelos agentes da cultura e pelos produtos culturais, em particular, a linguagem. Além disso, Vigotsky destaca a interação como função imediata no desenvolvimento cognitivo. Interação esta, que se realiza tanto com adultos, portadores de referências e significados da cultura, quanto com indivíduos em niveis de desenvolvimento diferenciado.
Análise:
Com base nos blogs visitados percebi que eles possuem características de um blog pedagógico, tem propostas que vão de encontro ao que propõe um blog sobre educação. Os blogs também proporcionam interação e trocas entre alunos, professoras, através das postagens e da publicação de textos de outros autores, assim como projetos e endereços de sites que reforçam a construção do conhecimento. É na interação com o objeto(blog) que irá se criar estas trocas que possibilitam a aprendizagem.
Análise:
Com base nos blogs visitados percebi que eles possuem características de um blog pedagógico, tem propostas que vão de encontro ao que propõe um blog sobre educação. Os blogs também proporcionam interação e trocas entre alunos, professoras, através das postagens e da publicação de textos de outros autores, assim como projetos e endereços de sites que reforçam a construção do conhecimento. É na interação com o objeto(blog) que irá se criar estas trocas que possibilitam a aprendizagem.
Segundo Suzana Gutierrez- "Os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade".
1 Comments:
Oi Marta! Os blogs citados são relamente bem interesantes.. gostei da tua reflexão! Realmente as trocas que vcs estão fazendo estão sendo muito ricas!! Parabéns para todo o grupo! []´s
Postar um comentário
<< Home