A educação como processo socializador.
A educação como processo socializador.
Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
“Tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Compreende os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos que independem da vontade do homem. Tais como o clima, o solo; a posição geográfica”.
Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Kant, “O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que seja capaz”.
Conforme James Miil,”Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.”
As duas definições incorrem: Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita apropriada a todos os homens, indistintamente.
Não consideraram às transformações de ajustes que passou a educação, a cada nova ordem vigente e quais os verdadeiros fins a que serviu a educação ao longo do processo histórico em que foi sendo ajustada a interesses vigentes, sejam eles: políticos econômicos, sociais, etc...
O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
“É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação”.
Caracteres: Que haja, em fece de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda.
De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
“Não há povo que não exista certo número de idéias de sentimentos e de práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam. No decurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, o sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte enfim, idéias que são a base do espírito nacional; toda a qualquer educação tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.
Segundo o autor, que função o “o ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Suscita na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considerada igualmente indispensável a todos os que o formam.
A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique.
Conclui que a “educação ”consiste numa socialização metódica das novas gerações. Que em cada um de nos existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal;o ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
A educação é uma ação, ou seja, um processo de integração mais intensa dos indivíduos em sociedade. Existem dois tipos de seres em cada homem e esses seres distintos vão integrar e formar o indivíduo para a sociedade. Essa construção se dará através do conhecimento de si próprio e através do conhecimento incutido pela sociedade em que estiver inserido.
Como o autor explica que a sociedade e individuo são idéias dependentes?
Há medida que desejando melhorar a sociedade o individuo melhorará a si próprio.
Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
“Tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Compreende os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos que independem da vontade do homem. Tais como o clima, o solo; a posição geográfica”.
Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Kant, “O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que seja capaz”.
Conforme James Miil,”Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.”
As duas definições incorrem: Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita apropriada a todos os homens, indistintamente.
Não consideraram às transformações de ajustes que passou a educação, a cada nova ordem vigente e quais os verdadeiros fins a que serviu a educação ao longo do processo histórico em que foi sendo ajustada a interesses vigentes, sejam eles: políticos econômicos, sociais, etc...
O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
“É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação”.
Caracteres: Que haja, em fece de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda.
De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
“Não há povo que não exista certo número de idéias de sentimentos e de práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam. No decurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, o sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte enfim, idéias que são a base do espírito nacional; toda a qualquer educação tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.
Segundo o autor, que função o “o ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Suscita na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considerada igualmente indispensável a todos os que o formam.
A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique.
Conclui que a “educação ”consiste numa socialização metódica das novas gerações. Que em cada um de nos existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal;o ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
A educação é uma ação, ou seja, um processo de integração mais intensa dos indivíduos em sociedade. Existem dois tipos de seres em cada homem e esses seres distintos vão integrar e formar o indivíduo para a sociedade. Essa construção se dará através do conhecimento de si próprio e através do conhecimento incutido pela sociedade em que estiver inserido.
Como o autor explica que a sociedade e individuo são idéias dependentes?
Há medida que desejando melhorar a sociedade o individuo melhorará a si próprio.
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