Sou professora

Por influência de minha família, aos treze anos de idade, comecei a freqüentar um colégio de freiras para estudar música (teoria e solfejo ) na cidade de São Francisco de Paula na serra gaúcha. Depois, conheci uma colega de aula, que também cursava magistério na Escola Normal José de Alencar que também tinha o mesmo objetivo que o de ser professora de música, então fizemos uma dupla musical, trocávamos conhecimentos: eu transmitia o que aprendia na escola de música e ela me passava o que aprendia como autodidata no acordeon.
Em Porto Alegre, continuei meus estudos musicais no Liceu Palestrina, mas acabei deixando de lado a música, visto as dificuldades. Depois tomei outro rumo, trabalhei como: Promotora de vendas, Encarregada de escritório, e mais tarde, como Representante Comercial. Devido à necessidade profissional iniciei o curso de Administração de Empresas que cursei até o quarto semestre. Fiquei por algum tempo sem estudar, depois decidi que a área da educação era o meu objetivo, tanto fazer faculdade de pedagogia, quanto passar em concurso público. Iniciei minha jornada prestando exames para concursos e vestibular na Ufrgs. Em uma das vezes que fiz as provas, onde o candidato deveria ultrapassar 40% do total de acertos das nove provas, ultrapassei esse percentual, mas caí num erro que a federal não perdoa. Incluí o título da redação na contagem geral do número mínimos de trinta linhas que deve conter a redação. Eu já cursei na Ufrgs algumas cadeiras de pedagogia como aluna PEC. Depois, para minha surpresa, consegui uma vaga na pedagogia à distância em ótima colocação no vestibular.
Sou concursada há três anos. Trabalho na escola Alberto Torres localizada na zona sul de Porto Alegre no bairro Vila Nova que oferece à comunidade, no turno da manhã, ensino fundamental e médio; à tarde só fundamental; à noite fundamental, médio e eja. Exerço funções relacionadas com interação do educando na educação, tanto dentro quanto fora da sala de aula no sentido de aprimorar o bom relacionamento e o aprendizado dentro contexto geral do ambiente escolar, o que me possibilita com que eu tenha uma visão generalizada do que ocorre dentro do estabelecimento de ensino.
Hoje, ser educador é enfrentar desafios constantemente o que requer muito esforço e dedicação por parte de todos os envolvidos dentro do ambiente escolar, pois é preciso superar mitos que cercam a educação, lidar com a diversidade, superar barreiras de aprendizagem e evasão escolar, enfim estamos vivendo uma imensa mutação das comunicações tecnológicas, outro desafio é repensar as finalidades, as formas, os conteúdos da educação em função dessas mudanças, pois acredito que elas sirvam para uma inovação pedagógica, tanto para o aluno, quanto para o professor. Também, espero que no final desse curso eu saia uma pessoa realmente qualificada e capacitada para ser uma educadora que colabore para construção de uma sociedade mais justa e humanizada, quero participar da inserção de verdadeiros cidadãos críticos que participem da vida social, cultural e política de nosso país.
1 Comments:
Olá Marta, sou Ivana do Pólo de Alvorada, achei linda a tua foto, transmite muita alegria!!!
Abraços, Ivana
Postar um comentário
<< Home