blog da marta cruz

segunda-feira, outubro 30, 2006

ECS6 - WebweII


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia à distância: anos iniciais do ensino fundamental(PEAD)
Professora: Silvana Schuler Pineda
Aluna: Marta Cruz
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Esc6 – Weber II
Atividade: Semana 4 – Blogs
Data: 29/10/2006


Atividade ESC6

Comentário sobre Fórum:

Meu comentário no Fórum do ROODA foi: Como as instituições de ensino, em geral, vêm passando por crises, principalmente as públicas, como falta de verbas, falta de professores, baixos salários, isso tem consequências diretas no tipo de educação oferecido à comunidade. Consequentemente é possível praticar a educação \"ideal\" proposta por Kant e James Mill, criticadas por DurKheim?

Max Weber - Podemos relacionar nossas Escolas a dominação legal. Aquele que ordena é \"superior\" e seu quadro é formado por \"funcionários\", e esses são introduzidos conforme sua formação profissional.

Notei que no fórum foram discutidos muitos aspectos sobre o papel do professor como um agente que deve produzir senso crítico nos alunos e principalmente desenvolver seu próprio senso crítico. Mas como chegar até isso? Esta é a questão que devemos procurar descobrir, inclusive através da tecnologias, estas auxiliando nas pesquisas e no desenvolvimento em sala de aula e fora dela. Devemos também introduzir portanto em sala de aula as idéias destes pensadores.


Duas situações:

1 - Como exemplo em que posso trazer o texto de Weber é quanto a questão da falta de disciplina dos alunos na escola. Muitos alunos sabendo de seus direitos garantidos por lei, através do Estatuto da Criança e do Adolescente, aproveitam-se da condição e faltam com respeito com professores, colegas e funcionários da escola.

2 - Nesta época de eleição de direção escolar, a escola se divide, como ocorreu em minha escola, existindo uma única chapa concorrendo. Mesmo assim muitos dos professores e funcionários, 30%, optaram por não votar, pois já conheciam a candidata(o), não concordando assim com as propostas da chapa.

segunda-feira, outubro 23, 2006

ECS 5 - Weber (Marta)

Universidade Federal do Rio grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia à distãncia: anos iniciais do ensino fundamental(PEAD)
Aluna: Marta Cruz
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Esc5-Weber
Atividade: Semana 4 – Blogs
Data: 23/10/2006


Os três tipos de dominações de ontem e de hoje


Segundo Max Weber, as “bases de legitimidade” da dominação são somente três, cada uma das quais se acha entrelaçada – no tipo puro – com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversa do quadro e dos meios administrativos.
A dominação legal em virtude do estatuto. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. A associação dominante é eleita e nomeada, e ela própria e todas as suas partes são empresas.
Correspondem naturalmente ao tipo de dominação “legal” não apenas a estrutura moderna do estado e do município, mas também a relação do domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado.
A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal. Nenhuma dominação, todavia, é exclusivamente burocrática, já que nenhuma é exercida unicamente por funcionários. A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal. Nenhuma dominação, todavia, é exclusivamente burocrática, já que nenhuma é exercida unicamente por funcionários contratados. Isto é totalmente impossível.
Como exemplo de comparação pode-se pensar nas leis que regem o país,os estados e municípios. Onde existe uma burocracia, tanto para criação de leis com para sua execução, bem como exclusão, mas que se faz necessário para o bom andamento de um país, não sendo ideal, mas tentando encontrar uma maneira de organização.
Dominação tradicional em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o “senhor”, e os que obedecem são “súditos”, enquanto que o quadro administrativo é formado por “servidores”. Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade.
A estrutura puramente patriarcal de administração: os servidores são recrutados em completa dependência pessoal do senhor, seja sob a forma puramente patrimonial (escravos, servos, eunucos) ou extrapatrimonial, de camadas não totalmente desprovidas de direitos (favoritos e plebeus).
Podemos fazer uma relação desta dominação tradicional com a família, onde o pai é o chefe e comanda os integrantes de sua família e os empregados através do poder que exerce peranteuma construção familiar, que já não se detém tanto nesta ordem, mas que ainda é muito forte em muitos países.
Dominação carismática em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória.
O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o “apóstolo”. Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional; e, portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste. Por outro lado, quando é “abandonado” pelo seu deus ou quando decaem a sua força heróica ou a fé dos que crêem em suas qualidades de líder, então seu domínio também se torna caduco.
O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido à sua qualificação pessoal (como o funcionário), à sua posição (como no quadro administrativo estamental) ou à sua dependência pessoal, de caráter doméstico ou outro (como é o caso do quadro administrativo patriarcal)
Trazendo tais idéias para a nossa atualliade, podemo relacionar a teoria de Max Weber, especificadamente a carismática, com nossa realidade política, onde o Presidente da República mantém seu cargo através de um “carisma” e não exclusivamente por competência para o cargo.

segunda-feira, outubro 16, 2006

blogs

Universidade Federal do Rio grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia à distãncia: anos iniciais do ensino fundamental(PEAD)
Aluna: Marta Cruz
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Tecnologia da educação
Professor: Patricia Alejandra Behar
Atividade: Semana 2 – Blogs
Data: 16/10/2006


1) http://bloginfoedu.zip.net/
Nome: Informática Educativa.
Objetivo: desenvolve no aluno o interesse pelo uso das ferramentas educacionais estimulando a construção do conhecimento através dos sites com textos pedagógicos, além de dicas para elaboração de blogs educacionais coletivos, contém projetos como: Geografia com o objetivo de estimular no aluno o interesse pela produção e interação com outros colegas. Paz e solidariedade: onde a tecnologia serve de apoio a produção e expressão dos alunos. Oficinas de Blogs pedagógicos: produção de alunos de uma escola de Porto Alegre, com todas as séries, inclusive séries iniciais do ensino fundamental.



2) http://vamosblogarbr.blogspot.com/
Objetivo: Conhecimento compartilhado sobre tecnologias educacionais informatizadas, blog colaborativo para divulgação e reflexõe, projetos que incluem e estimulam o uso da tecnologia na educação. Também possui endereços de sites educacionais, bem como projetos: Zaptlogs e Interdisciplinar, além de outros blogs, propiciando um ambiente para a aprendizagem cooperativa.
Para Vigotky (1988), os processos psicológicos superiores, tais como a representação simbólica, são processos de natureza dialógica, cuja construção se dá através do jogo de relações semánticas propriciado pelos agentes da cultura e pelos produtos culturais, em particular, a linguagem. Além disso, Vigotsky destaca a interação como função imediata no desenvolvimento cognitivo. Interação esta, que se realiza tanto com adultos, portadores de referências e significados da cultura, quanto com indivíduos em niveis de desenvolvimento diferenciado.


Análise:
Com base nos blogs visitados percebi que eles possuem características de um blog pedagógico, tem propostas que vão de encontro ao que propõe um blog sobre educação. Os blogs também proporcionam interação e trocas entre alunos, professoras, através das postagens e da publicação de textos de outros autores, assim como projetos e endereços de sites que reforçam a construção do conhecimento. É na interação com o objeto(blog) que irá se criar estas trocas que possibilitam a aprendizagem.
Segundo Suzana Gutierrez- "Os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade".

quinta-feira, outubro 12, 2006

A educação como processo socializador.

A educação como processo socializador.

Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
“Tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Compreende os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos que independem da vontade do homem. Tais como o clima, o solo; a posição geográfica”.

Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Kant, “O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que seja capaz”.
Conforme James Miil,”Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.”
As duas definições incorrem: Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita apropriada a todos os homens, indistintamente.
Não consideraram às transformações de ajustes que passou a educação, a cada nova ordem vigente e quais os verdadeiros fins a que serviu a educação ao longo do processo histórico em que foi sendo ajustada a interesses vigentes, sejam eles: políticos econômicos, sociais, etc...

O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
“É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação”.
Caracteres: Que haja, em fece de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda.

De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
“Não há povo que não exista certo número de idéias de sentimentos e de práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam. No decurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, o sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte enfim, idéias que são a base do espírito nacional; toda a qualquer educação tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.

Segundo o autor, que função o “o ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Suscita na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considerada igualmente indispensável a todos os que o formam.

A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique.
Conclui que a “educação ”consiste numa socialização metódica das novas gerações. Que em cada um de nos existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal;o ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
A educação é uma ação, ou seja, um processo de integração mais intensa dos indivíduos em sociedade. Existem dois tipos de seres em cada homem e esses seres distintos vão integrar e formar o indivíduo para a sociedade. Essa construção se dará através do conhecimento de si próprio e através do conhecimento incutido pela sociedade em que estiver inserido.

Como o autor explica que a sociedade e individuo são idéias dependentes?
Há medida que desejando melhorar a sociedade o individuo melhorará a si próprio.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Atividade 1

O conto
Hoje, me sinto como se estivesse encontrado "uma ilha desconhecida", e neste momento reconhecendo o território. Passar no vestibular da Universidade Federal foi também para mim ganhar um barco do rei para navegar em busca de novos horizontes do conhecimento, como no conto "A ilha desconhecida" do autor português José Saramago.
No entanto, neste novo continente em que me encontro esta cheio de novidades e a cada dia faço novas descobertas e amizades, valiosas, pois neste momento preciso muito da colaboração de todos os participantes dessa nova jornada. Além de fazer as atividades das disciplinas do curso é preciso saber lidar com os artefatos tecnológicos, especialmente o computador (ferramenta indispensável na construção do saber da ead à distância). Como não tenho "carta de navegação" espero aprender na prática ao longo do curso. Enfim, quero ir a procura de mim mesma , desassossegar-me e enfrentar os desafios que estão por vir.
Sou uma pessoa calma, mas não me conformo com as injustiças sociais e tenho cede de crescimento tanto pessoal quanto profissional. Vivo em torno do trabalho e do estudo, sou casado a 20 anos com e não tenho filhos por opção apesar de concordar com os que tem filhos que é importante para a complementação do ser humano. Depois de nove anos trabalhando com meu marido como representante comercial, sai pela "porta das decisões" e decidi passar em um concurso na área da educação e entrar para a UFRGS. Trabalho em uma escola, com mais ou menos 1.600 alunos, que vai do pré ao EJA vivenciando uma situação heterogênea pois há crianças que tem um certo de nível de letramento (práticas sociais de leitura e escrita) enquanto outras não tem acesso ao mínimo necessário como o caderno para desenvolver as atividades, freqüentam a escola para fazer a refeição do dia.
É notória que a educação vem passando por uma crise de valores e conceitos por isso quero dialogar sobre novas perspectivas de mudanças, com ousadia, mas sem pretensão de grandes transformações, que sejam pequenas mas significativas.
Tenho medo de cometer injustiças, por isso sou cautelosa em tudo que faço.

ESC 4 - Relato das atividades.

Foi muito importante esta proposta de interação com os colegas do pólo, o que me possibilitou conhecê-los melhor através das atividades realizadas até agora. É evidente o crescimento pessoal de cada um de nós até aqui, mas percebemos que ainda existem muitas possibilidades a serem conhecidadas e exploradas. Os relatos de suas experiências e expectativas foram significativas, assim como foi relevante a reflexão sobre o texto referente a educação.