blog da marta cruz

sexta-feira, setembro 29, 2006

ESC2 - Comentários de sites e blogs


Foi muito importante à visita aos sites proposto por essa interdisciplina para enriquecer e compartilhar nossos conhecimentos sobre tecnologias educacionais informatizadas, entender o potencial que os blogs colaborativos podem atingir para divulgação e reflexões, projetos que incluem e estimulam o uso da tecnologia na educação.

“Segundo a Teoria da atividade Verbal [Koch, 2004], possibilita o embasamento de atividades escolares que prevililegiem o uso do computador, fundamentadas vias interações sociais, contribuindo para o processo de desenvolvimento lingüístico e cognitivo. E, por considerar-se a escrita e a leitura como formas de desenvolvimento da linguagem, nas diferentes instâncias do processo educacional, o uso dos blogs na educação, mediada dos professores, adultos mais experientes, podem contribuir para o acesso aos bens culturais preconizados por Vygotsk”.

Tridisciplina - http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/ (blog de disciplina). É um local privilegiado de muita informação histórica e onde, mais uma vez, percebe-se a importância que a História tem para melhor entendermos os rumos da nossa educação.

http://vamosblogarbr.blogspot.com/
Em visita a este blog observei que o conhecimento é compartilhado sobre tecnologias educacionais informatizadas, blog colaborativo para divulgação e reflexões, projetos que incluem e estimulam o uso da tecnologia na educação. Também possui endereços de sites educacionais, bem como projetos: Zaptlogs e Interdisciplinar, além de outros blogs, propiciando um ambiente para a aprendizagem cooperativa.

Relatos de Experiências - http://quemfaz.blogspot.com/ (blog que relata experiências e projetos na Área da educação utilizando a tecnologia com os alunos, incluindo projetos na escola, clube de matemática, entre outros. O objetivo do blog é desenvolver no aluno o interesse pelo uso das ferramentas educacionais estimulando a construção do conhecimento através dos sites com textos pedagógicos, além de dicas para elaboração de blogs educacionais coletivos.

O site é um resumo que mostra um apanhado histórico da EAD no mundo e no Brasil, bem como levanta alguns problemas observados na sua implementação.

Sou professora


Por influência de minha família, aos treze anos de idade, comecei a freqüentar um colégio de freiras para estudar música (teoria e solfejo ) na cidade de São Francisco de Paula na serra gaúcha. Depois, conheci uma colega de aula, que também cursava magistério na Escola Normal José de Alencar que também tinha o mesmo objetivo que o de ser professora de música, então fizemos uma dupla musical, trocávamos conhecimentos: eu transmitia o que aprendia na escola de música e ela me passava o que aprendia como autodidata no acordeon.
Em Porto Alegre, continuei meus estudos musicais no Liceu Palestrina, mas acabei deixando de lado a música, visto as dificuldades. Depois tomei outro rumo, trabalhei como: Promotora de vendas, Encarregada de escritório, e mais tarde, como Representante Comercial. Devido à necessidade profissional iniciei o curso de Administração de Empresas que cursei até o quarto semestre. Fiquei por algum tempo sem estudar, depois decidi que a área da educação era o meu objetivo, tanto fazer faculdade de pedagogia, quanto passar em concurso público. Iniciei minha jornada prestando exames para concursos e vestibular na Ufrgs. Em uma das vezes que fiz as provas, onde o candidato deveria ultrapassar 40% do total de acertos das nove provas, ultrapassei esse percentual, mas caí num erro que a federal não perdoa. Incluí o título da redação na contagem geral do número mínimos de trinta linhas que deve conter a redação. Eu já cursei na Ufrgs algumas cadeiras de pedagogia como aluna PEC. Depois, para minha surpresa, consegui uma vaga na pedagogia à distância em ótima colocação no vestibular.
Sou concursada há três anos. Trabalho na escola Alberto Torres localizada na zona sul de Porto Alegre no bairro Vila Nova que oferece à comunidade, no turno da manhã, ensino fundamental e médio; à tarde só fundamental; à noite fundamental, médio e eja. Exerço funções relacionadas com interação do educando na educação, tanto dentro quanto fora da sala de aula no sentido de aprimorar o bom relacionamento e o aprendizado dentro contexto geral do ambiente escolar, o que me possibilita com que eu tenha uma visão generalizada do que ocorre dentro do estabelecimento de ensino.
Hoje, ser educador é enfrentar desafios constantemente o que requer muito esforço e dedicação por parte de todos os envolvidos dentro do ambiente escolar, pois é preciso superar mitos que cercam a educação, lidar com a diversidade, superar barreiras de aprendizagem e evasão escolar, enfim estamos vivendo uma imensa mutação das comunicações tecnológicas, outro desafio é repensar as finalidades, as formas, os conteúdos da educação em função dessas mudanças, pois acredito que elas sirvam para uma inovação pedagógica, tanto para o aluno, quanto para o professor. Também, espero que no final desse curso eu saia uma pessoa realmente qualificada e capacitada para ser uma educadora que colabore para construção de uma sociedade mais justa e humanizada, quero participar da inserção de verdadeiros cidadãos críticos que participem da vida social, cultural e política de nosso país.

quarta-feira, setembro 06, 2006

contato com o aprendizado

A vida é um eterno aprendizado por isso precisamos estar sempre em contato com as várias formas de aperfeiçoamento, por exemplo, o ensino a distância .